Angelina é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 27º34'07" sul e a uma longitude 48º59'07" oeste, estando a uma altitude de 450 metros. Sua população estimada em 2018 era de 4.860 habitantes. Possui uma área de 499.947 km².
História
A história de Angelina começa em 1845, com a família Garcia, que fixa residência naquelas terras. Mais tarde Garcia passa a se chamar um distrito do município.
Inicialmente a colôniafoi denominada Colônia Nacional, sendo reservada para nativos da região e descendentes de imigrantes açorianos da Villa de São José. Em 1858 chegaram os primeiros imigrantes alemães, vindos das colônias vizinhas de Sacramento, Santa Isabel e São Pedro de Alcântara, que batizaram o lugar com o nome de Villa Mundéus (armadilha rudimentar de caça usada na época). Além dos alemães, a Villa também abrigou imigrantes oriundos de Luxemburgo, França, Bélgica, Holanda, Itália e Polônia, que ali chegaram em torno de 1862. O encarregado de medir e demarcar os lotes da colônia e seu primeiro diretor foi o engenheiro agrimensor Carlos Othon Schlappal.
Formação Administrativa
Em 1891 torna-se distrito de São José e recebe o nome de Angelina, em homenagem ao então presidente do Conselho de Ministros do Rio de Janeiro, Ângelo Moniz da Silva Ferraz (Barão de Uruguaiana). Depois de 70 anos, a cidade de Angelina tornou-se a capital do município no dia 7 de dezembro de 1961, por força da Lei Estadual nº 781 daquela data. A instalação do município ocorreu por volta do data de 30 de dezembro de 1961. O primeiro prefeito escolhido sob nomeação do governo estadual foi o senhor Holvart Buck, sendo sucedido pelo senhor Antonio Francisco Machado. O primeiro prefeito que venceu as primeiras eleições municipais foi o senhor Osmar Celso Köerich.
Atualmente seus distritos são Garcia, Barra Clara e Angelina. E suas principais localidades são Rio Fortuna, Betânia (ex Rio Perdidas), Rio Engano, Rancho de Táboa, Linha dos Chaves, Palhocinha, Centro e Quarta Linha.